Caderneta do Idoso começou a ser preenchida hoje no Posto de Saúde de FW

Frederiquenses com mais de 60 anos enfrentaram fila para receber a Caderneta, uma iniciativa da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa

João Marcelo Faxina

Posto de Saúde improvisou local para o atendimento dos idosos (Foto:João Marcelo Faxina)

O Posto de Saúde de Frederico Westphalen, localizado na Rua 21 de Abril, s/n, centro, iniciou hoje o preenchimento da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, livreto criado em 2007 pelo Ministério da Saúde como estratégia para um acompanhamento mais controlado da saúde dos idosos. Excepcionalmente hoje, a população acima de 60 anos foi atendida nos turnos da manhã e da tarde. No decorrer da semana, porém, apenas à tarde será possível completar a Caderneta.

O Ministério da Saúde, de acordo com o Manual de Preenchimento (2006), destaca como função principal da Caderneta o levantamento contínuo das condições do idoso e de outras questões que possam interferir em seu bem estar. Nessa coleta de dados, o idoso é questionado sobre internações, histórico de doenças, medicamentos em uso, se há alguém para assisti-lo caso adoeça, entre outras perguntas que possam auxiliar seu atendimento no sistema de saúde público ou privado. Como ilustra Scheila Maria Vendrusco, agente responsável pelas entrevistas no Posto de Saúde: “Caso o idoso vá a um médico desconhecido, ele vai ter o diagnóstico dessa pessoa. Quando for viajar, caso fique doente, o médico vai saber se essa pessoa já internou, se já passou mal, se não pode tomar tal medicamento, toma tal medicamento controlado. São informações úteis ao médico a respeito do paciente”.

Para o preenchimento da Caderneta é necessário que o idoso leve consigo o cartão do SUS, a identidade, a carteira de vacinas e as receitas dos medicamentos que toma regularmente (se não souber o nome e a dosagem). Como lembra Vendrusco, a apresentação desses documentos é imprescindível para o cadastro, inclusive alguns não puderam ser realizados por falta dessa documentação.

Até o final da tarde de hoje, cerca de 20 pessoas haviam passado pelo Posto e retirado a Caderneta, entre elas Valdelírio Alexandre, 64 anos, aposentado, que destacou: “A demora foi pouca, fila mesmo foi a que encontrei hoje pra consultar”. O Posto Municipal, contudo, não será o único local para o preenchimento da Caderneta, haverá mutirões de voluntários no SESC e nos grupos de Terceira Idade. Os idosos da zona rural que recebem medicamentos da Secretaria de Saúde e não possuem condição de deslocamento serão visitados em seus domicílios. Segundo Vendrusco, a princípio não há prazo oficial para encerramento das entrevistas.

Esta entrada foi publicada em Notícias com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s