Pilates para gestantes

Exercícios têm papel importante na gestação e no período pós-parto da mulher

Marcielle Martins

Modalidade de exercícios alonga e fortalece a musculatura das futuras mamães (Foto: Shana R. Nazário)

Durante a gestação, a atividade física é importante para a saúde e bem-estar da mulher, inclusive no período pós-parto. A prática de exercícios pelas gestantes tem a finalidade de diminuir dores na coluna, câimbras, contraturas musculares, desconfortos durante o sono, ganho excessivo de peso e diminuição da tensão gerada pelo parto.

Segundo a fisioterapeuta Deizi Griebeler: “O pilates possibilita à gestante a diminuição de dores musculares, uma vez que músculos encurtados podem ser alongados e relaxados; o fortalecimento suave dos músculos responsáveis pela manutenção da postura; uma melhora na circulação sanguínea, o que previne o aparecimento de varizes de membros inferiores e melhora as condições de irrigação da placenta; o fortalecimento da musculatura abdominal, importante para facilitar o trabalho de parto e evitar que a pelve se desloque muito para frente – causando desconforto na região lombar durante os estágios finais da gravidez – e o fortalecimento da musculatura do períneo, para evitar incontinência urinária futura”.

Além disso, os exercícios de pilates são adaptados a cada fase da gestação e ao período pós-parto. Mulheres que nunca tenham praticado alguma atividade física podem iniciar os exercícios a partir da 12ª semana de gestação, se liberadas pelo ginecologista. À medida que a gravidez avança, os exercícios que promovem alongamento muscular passam a ser prioridade. No último trimestre, a posição em que a mulher se encontra deitada de “barriga para cima” é evitada para não prejudicar a irrigação sanguínea do bebê.

Deizi afirma que após o parto a mulher pode retomar a prática do pilates para fortalecer o abdômen (favorecendo seu retorno ao estado normal), para diminuir dores musculares relacionadas ao posicionamento durante a amamentação e para adquirir condicionamento físico. É importante lembrar que antes de procurar uma clínica de pilates, a gestante deve entrar em contato com seu ginecologista.

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