A partir de hoje frederiquenses podem utilizar serviços do SAMU

O Serviço de Atentimento Móvel de Urgência começa a atender pelo 192

Shana Rocha Nazário

OO técnico em Enfermagem Pablo Verdeja é um dos socorristas da equipe de atendimento (Foto: Shana R. Nazário)

Às 7h da manhã de hoje entrou em funcionamento a prestação de serviços do SAMU através do número 192, com ligação gratuita. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está provisoriamente localizado no Centro Municipal de Saúde, ou simplesmente Posto de Saúde.

O projeto SAMU, inicialmente, conta com o Suporte Básico e aproveita a estrutura já existente no Posto, fazendo uso de um alojamento (feminino e masculino), de uma cozinha e de um banheiro. A equipe é composta por 11 integrantes – 5 condutores e 6 técnicos em enfermagem – que irão trabalhar em duplas de um condutor e um técnico por turno.

Adriana Burin, enfermeira-chefe e responsável pela supervisão da equipe, diz que serão feitas reuniões mensais para verificar as necessidades de capacitação do pessoal que presta os atendimentos socorristas. Explica ainda que esses atendimentos somente serão realizados mediante autorização da Central de Regulação que, no Rio Grande do Sul, localiza-se em Porto Alegre, a mais de 400km de Frederico Westphalen.

O serviço foi criado para dar mais mobilidade a atendimentos de emergência, facilitando o socorro em casos urgentes. Quando acionado o serviço através do número 192, a ligação chegará à Central de Regulação e, se confirmada a necessidade de atendimento, ela será transmitida para o médico responsável. Ele procederá como que em uma ‘consulta’ por telefone e repassará a ligação para a cidade de onde a pessoa faz a ligação. Nesse momento, um condutor e um técnico em enfermagem se deslocarão de ambulância para realizar o procedimento de socorro.

O Suporte Avançado do SAMU também está previsto para se instalar na cidade. A data ainda é incerta, no mês de outubro ou novembro deve-se ter mais informações. Com a vinda do Suporte Avançado, o SAMU deverá ganhar sede própria, com local ainda indefinido, onde funcionará os dois suportes juntos (o Básico e o Avançado) com mais estrutura e espaço físico.

Vale lembrar que o SAMU deve ser chamado apenas em casos graves e em que a pessoa não tenha como se deslocar, evitando assim que a equipe seja mobilizada sem necessidade e que atendimentos de emergência possam ser feitos.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s