Secretaria de Saúde de Frederico Westphalen incentiva a doação de sangue

Campanha leva doadores ao Hemopasso de Passo Fundo

Marcielle Martins

Material alerta sobre a importância de ser um doador (Foto: Marcielle Martins)

A Secretaria da Saúde do município de Frederico Westphalen, em parceria com o Hospital Divina Providência, estimula a doação sanguínea através da campanha “Doar sangue é um gesto de amor, é um ato solidário”. A iniciativa abarca a conscientização através da distribuição de folders e, uma vez por mês, a prefeitura disponibiliza transporte ao Hemopasso de Passo Fundo aos interessados em contribuir com a campanha.

Segundo Thaís Candaten, uma das apoiadoras do projeto, o trabalho iniciou há 2 anos, e a campanha começou através de divulgação nas rádios locais convocando os frederiquenses a preencher um cadastro na Secretaria para serem doadores. “Houve um resultado enorme e boa aceitação. Começamos com um grupo de 48 doadores, depois disso mensalmente mandamos doadores para Passo Fundo”, diz ela.

Thaís faz um apelo para a comunidade: “As pessoas podem organizar grupos em escolas, faculdades, enfim, qualquer grupo social. É só definir datas, e entrar em contato conosco que colocamos o transporte à disposição”.

A doação

Que o sangue é um composto de células que cumprem funções como enviar oxigênio a cada parte do nosso corpo , proteger nosso organismo contra algumas infecções e ainda participar na coagulação muitos sabem. Mas da importância de ser um doador e do valor que esse gesto tem para uma vida muitos parecem desconhecer. Os números são assustadores: segundo dados do Ministério da Saúde, apenas duas a cada cem pessoas são doadoras de sangue no Brasil. Número muito pequeno já que todos os dias acontecem acidentes, pessoas passam por cirurgias de emergência, transfusões de sangue, sofrem queimaduras ou mesmo são hemofílicas (a hemofilia é uma doença hereditária que dificulta a coagulação sanguínea, aumentando o risco de hemorragias).

A estudante Angélica Aires, 21 anos, doadora assídua desde os 19, sempre reconheceu a importância da doação: “Em Santa Maria, onde doo sangue, intercalo entre o Hemocentro da cidade e os outros Hospitais.O motivo principal pelo qual eu doo sangue é poder ajudar alguém, ajudar a manter o estoque do banco de sangue e, também, pelo fato de que um dia eu poderei precisar de doações”, afirma ela.

Já o estudante Marciano Voss, 27 anos, foi incentivado por amigos que já eram doadores. Ele lembra os benefícios da prática: “É importante doar sangue, assim ajudo pessoas que necessitam de sangue a continuar vivendo, fico em dia com os exames e ainda divulgo a doação de sangue para as pessoas próximas”, conclui o estudante.

Se você também tem interesse, informe-se na Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones (55) 3744 – 6922 e 3744 – 4911

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s