A extração do bem

Procurar o dentista e realizar uma avaliação é a melhor maneira de não ter problemas com os dentes do siso

Luiz Fernando Barp

Deixar o medo de lado e procurar o dentista pode garantir um sorriso bonito (Foto: João Marcelo Faxina)

A extração dos dentes do siso geralmente é vista como tabu pelas pessoas em virtude do procedimento parecer complicado. A falta de informação e o medo de encarar o consultório odontológico fazem com que muitos não façam uma avaliação e, em consequência disso, a arcada dentária acaba se desestabilizando. Para evitar esse problema, Prosa & Prozac buscou mais informações sobre esses dentes e sobre o tratamento.

Em geral, os dentes de siso costumam nascer após os 16 anos, mas o mais comum é que sua erupção aconteça apenas depois dos 18 anos. Para saber se a sua extração é necessária, é indicado que se faça uma avaliação com um profissional adequado, que irá dizer em qual posição os dentes se encontram. Algumas vezes, não existe espaço na arcada dentária para o nascimento do dente ou, ainda, há espaço, porém ele está mal posicionado, inclinado para frente ou para o lado.

Normalmente, a remoção dos dentes é feita depois do paciente completar 16 anos de idade. Nessa etapa da vida, o dente é coberto apenas pela gengiva e não tem a raiz totalmente formada. Segundo o cirurgião dentista Leonardo Gauer, 40, com a raiz curta o dente fica mais fácil de ser removido. Antes disso, normalmente ele ainda está todo coberto por um osso, o que dificulta sua remoção.

“Fazendo-se uma incisão na gengiva, afastando-a o suficiente para que se tenha uma visão clara do dente a ser removido, se houver algum osso cobrindo o dente, deve ser removido com uma broca refrigerada com água, para evitar o aquecimento do osso que pode provocar necrose. Nos casos em que o dente encontra-se inclinado para frente, apoiado contra o segundo molar, pode ser necessário cortar o dente em duas ou até três partes para conseguir retirar. Após remover o dente, faz-se uma curetagem do alvéolo e fecha-se a incisão com três ou quatro pontos” afirma o dentista.

Após realizado o procedimento cirúrgico, o paciente deve ter vários cuidados para evitar complicações. Deve-se aplicar gelo na face, sobre o local da cirurgia, intercalando cinco minutos de aplicação e cinco de intervalo. “A aplicação de gelo tem como função reduzir o edema que ocorre após uma cirurgia e também age como analgésico, reduzindo os sintomas dolorosos que podem ocorrer” explica Gauer.

Além disso, deve-se tomar a medicação prescrita pelo profissional, que inclui analgésicos e anti-inflamatórios. Uma boa higienização da boca e do local da cirurgia evita uma possível contaminação, por isso recomenda-se utilizar, além da escova de dente, um enxaguante bucal. Quanto à alimentação, alimentos frios e gelados são indicados, pois agem da mesma maneira que a aplicação de compressa de gelo sobre o local da cirurgia. Alimentos muito duros são contra-indiciados nos primeiros três dias, pois exigem muita mastigação, o que pode aumentar a dor. Os exercícios físicos são totalmente proibidos na fase de recuperação, sob pena de ocorrer rompimento dos pontos e complicações na operação.

Mesmo tendo confiança no profissional, algumas pessoas tem receio de realizar o procedimento. Contudo, se a remoção dos dentes não for feita nos casos em que se faz necessário, o seu nascimento pode acarretar na desconstrução de um sorriso bonito, entortando os demais dentes. Essa foi a principal razão que levou a estudante Mariana Santos, 19, a realizar o procedimento com seu dentista. “Tirei com 16 anos porque eles começaram nascer, pressionando os outros dentes. Fazia menos de um ano que eu tinha tirado meu aparelho ortodôntico, não queria estragar o meu sorriso” afirma a estudante.

Em geral, aconselha-se dois a três dias de repouso após a cirurgia, e a recuperação inicial ocorre em uma semana a dez dias, prazo em que são removidos os pontos da extração. Após esse período, o paciente já pode reassumir todas as suas atividades, inclusive prática de exercícios físicos. A recuperação completa ocorre em aproximadamente 15 dias.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s