O uso de antitranspirantes pode ser perigoso!

Utilizar desodorantes logo após a depilação pode causar irritação nas axilas (Foto: Shana Nazário)

O uso de antitranspirantes pode ocasionar câncer de mama. É o que dizem algumas pesquisas que relacionam o uso desses produtos ao desenvolvimento de tumores mamários. Essa afirmação tem sido considerada porque a doença tem maior incidência no quadrante superior extremo do corpo, nas áreas onde se localizam os nódulos linfáticos próximos a axila e onde é aplicado o produto.

O antitranspirante se diferencia do desodorante por inibir a transpiração da axila e a liberação de toxinas, enquanto que o objetivo do desodorante é o de amenizar o odor ocasionado naturalmente por elas.  A maioria dos antitranspirantes desempenha a função do desodorante, porém grande parte dos desodorantes não funciona como um antitranspirante.

Na composição da fórmula dos antitranspirantes, existem sais de alumínio e seus derivados é que estão sendo ligados ao aparecimento do câncer de mama. Pesquisadores da University of Reading, na Grã-Bretanha, apresentaram em seus resultados altas concentrações de parabenos (ácido para-hidroxibenzóico) em tecidos retirados de tumores mamários de mulheres que faziam uso deste tipo de desodorante. Na mesma revista, Journal of Applied Toxicology, em que foi publicada a pesquisa, um artigo contraria os métodos do estudo em função da amostra dos tecidos coletados dos tumores mamários ser relativamente pequena (n=20 amostras).

No momento, ainda existem dúvidas quando à toxidade dos componentes, e tudo ainda paira no campo incerto das pesquisas. O que se sabe é que alguns antiperspirantes (desodorantes que neutralizam o odor sem inibir o suor) podem irritar a pele e causar uma infecção chamada hidradenite supurativa, que se inicia na glândula sudorípara na axila ou região inguinal. Essa infecção, quando não tratada, pode levar a uma bacteremia (bactérias na corrente sanguínea).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manifestou, através da Gerência-Geral de Cosméticos, um parecer técnico, em que informa ainda não existir uma conclusão para essas informações relacionadas ao surgimento de câncer de mama em quem faz uso de antitranspirantes.

Enquanto não se tem confirmações reais sobre os riscos do contato com os sais de alumínio, é possível prevenir irritações e infecções axilares. Evite, após a depilação, usar imediatamente o desodorante ou antitranspirante, pois a pele sofre minúsculos ferimentos, ficando mais sensível e suscetível a agentes infecciosos.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Uma resposta a O uso de antitranspirantes pode ser perigoso!

  1. clevane diz:

    gostaria de saber se existe outro produto mais natural para o mau cheiro nas axilas o medico hematologista me proibiu usar algo que tenha os sais de aluminio.obrigada pela ajudaou outro metal.aguardo orientação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s