Gays já podem doar sangue

Orientação sexual já não é mais critério para seleção de doadores (Foto: João Marcelo Faxina)

“A orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria”. Ontem, terça-feira, através da Portaria nº 1.353, o Ministério da Saúde pôs fim ao critério que restringia a coleta de sangue de homossexuais nos hemocentros brasileiros. Homens que haviam feito sexo com outros homens – grupo conhecido por HSH – nos últimos doze meses, até então, estavam inaptos temporariamente à doação sanguínea. Prosa & Prozac, em novembro do ano passado, contudo, mostrou que não era o que acontecia: gays eram doadores regulares em muitos hemocentros do país.

Agora, com a publicação da portaria, deixou-se, de fato, de considerar a orientação sexual como impedimento à doação. “A orientação sexual, o local onde a pessoa mora e a atividade profissional não podem ser alvo de manifestação de preconceito e discriminação durante a triagem e coleta de sangue”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na cerimônia do Dia Mundial do Doador de Sangue, em Brasília.

Além do fim da restrição aos HSH, a faixa etária foi ampliada dos 16 aos 68 anos (antes a idade mínima exigida dos doadores era de 18 anos, e a máxima de 65). Com isso, o governo federal espera ampliar o volume de sangue coletado no Brasil, que chega a 3,5 milhões de bolsas por ano. A meta para o próximo ano é alcançar 4 milhões de bolsas.

A Portaria nº1.353 substitui a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 153/04 da Anvisa, que até então regulamentava os procedimentos hemoterápicos brasileiros.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s