Identificado novo tipo de colesterol

O açúcar ajuda na formação do colesterol supermau (Foto: Mariane de Oliveira)

Foi descoberto recentemente por pesquisadores da Universidade de Warwick, Reino Unido, o tipo de colesterol mais nocivo identificado até agora. Trata-se de uma forma de LDL (conhecido como colesterol ruim) com ação mais prejudicial. O LDL deposita-se nas paredes dos vasos sanguíneos, obstruindo a passagem do sangue, o que pode levar a um infarto do miocárdio, se ocorrer no coração, ou um acidente vascular cerebral (AVC), quando a interrupção se dá num vaso localizado no cérebro.

O que os cientistas descobriram foi que, em determinadas circunstâncias, o LDL passa por um processo no qual moléculas derivadas do açúcar juntam-se a ele. Quando isso acontece, o LDL muda de formato, expondo regiões em sua superfície que apresentam maior poder de aderência à parede dos vasos sanguíneos do que o LDL original. O resultado é que esse LDL ou colesterol supermau (batizado de Mgmin-low-density lipoprotein) gruda mais nas paredes das artérias, tornando o acúmulo de gordura mais intenso. Acredita-se que esta é uma das razões pelas quais os diabéticos sejam tão vulneráveis a acidentes cardiovasculares: nesses pacientes, a concentração de moléculas derivadas do açúcar que modificam a forma do LDL é de duas a cinco vezes maior do que entre os não-diabéticos.

Ainda não há medicação específica contra o colesterol supermau, nem exame de diagnóstico disponível. A única maneira de se proteger, portanto, é adotar uma dieta equilibrada, evitando alimentos ricos em açúcares e gorduras.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s