Saúde na web

Criada rede social exclusiva para dentistas

(publicado em 09/09/2010)

Site pretende contribuir para o crescimento profissional de dentistas e estudantes de Odontologia

João Marcelo Faxina

O iDent é uma rede online gratuita criada em 26 de julho de 2010 pela iShareLife – empresa que desenvolve sites e projetos para a área da saúde na internet – que integra dentistas e estudantes de Odontologia de todo o país. Oferece várias formas de interação entre seus usuários, como mensagens, fóruns de discussão coletiva, publicação de artigos e casos clínicos. É, portanto, uma ferramenta de caráter híbrido de blog, rede social e também um “currículo online”, reunindo as principais realizações profissionais de seus usuários.

Juliana Malara, cirurgiã-dentista, acredita que a troca de experiências entre profissionais e estudantes é uma das principais vantagens oferecidas pela rede: “É algo muito valioso essa troca já que estamos num mundo extremamente egoísta, com pessoas que gostam de guardar informações só para si. Vi no iDent o oposto desta condição: as pessoas sentem prazer em compartilhar e debater os casos”.

Os fóruns de discussão de casos clínicos, muitos deles com imagens ilustrativas, geralmente dizem respeito ao diagnóstico e aos procedimentos adequados para o tratamento da saúde bucal dos pacientes. Os debates oportunizam a construção de uma inteligência coletiva entre os usuários, já que cada membro propõe a experimentação de determinado material, apresenta diversos métodos de tratamento e concentra seus estudos em diferentes bibliografias. O resultado disso é uma intensa troca de informações e experiências profissionais, interessante também aos estudantes de Odontologia, que veem na rede a possibilidade de testar seus conhecimentos com profissionais formados e experientes.

Para realizar o cadastro, é necessário que sejam informados o CRO (registro do profissional no Conselho Regional de Odontologia) e a faculdade na qual o dentista se formou. Para os estudantes, não é preciso o CRO. Todos os perfis são submetidos a um período de validação de cadastro para garantir que apenas profissionais formados e estudantes certificados possam participar da rede. Pretende-se, assim, manter a qualidade do conteúdo veiculado.

Por ser um projeto recente, Felipe Cabral, co-fundador e diretor de Comunicação da iShareLife, explica que o iDent ainda não está envolvido com alguma causa social, mas lembra iniciativas importantes na área, como a dos Dentistas do Bem. Grupo de profissionais espalhados por todo o país – também em países da América Latina e Portugal –, os Dentistas do Bem atendem jovens carentes de 11 a 17 anos que estudam em escola pública e não possuem condições de realizar um tratamento odontológico. Trata-se de um dos projetos da Turma do Bem, organização que viabiliza tratamentos bucais gratuitos a pessoas de baixa renda de todo o Brasil. Clique aqui para conferir o site e conhecer outros projetos da Turma do Bem.

Confira, abaixo, mais da entrevista cedida por Felipe Cabral ao Prosa e Prozac (por e-mail):

Prosa e Prozac: Um site de relacionamento apenas para dentistas, professores e estudantes de Odontologia é um projeto, no mínimo, curioso, já que, na contramão das grandes redes de relacionamento, visa a um nicho específico. Como se deu a criação do site e quais as facilidades de se trabalhar com um público limitado?

Felipe Cabral: O iDent é um dos muitos projetos que a iShareLife irá lançar para a área de saúde. A ideia do projeto surgiu há cerca de um ano quando identificamos uma carência de serviços de qualidade na internet para a área de saúde. A internet já traz muitos benefícios para diversas profissões, mas e para os profissionais de saúde? Os profissionais que cuidam e salvam vidas estavam ficando esquecidos na internet. Vimos que muita coisa ainda poderia ser feita nesse sentido.

Decidimos começar por odontologia pois identificamos nessa área uma carência e uma necessidade de união maior entre os profissionais. E, até agora, acredito que acertamos, pois o iDent está sendo um sucesso e a cada dia o sentimento de união e a troca de conhecimento aumentam na rede.

Uma das vantagens (de se trabalhar com um público limitado) é que podemos dar muito mais atenção às necessidades dos dentistas e nos colocarmos à disposição para melhorar a rede e criar mais soluções na internet que somem e que facilitem seu dia-a-dia de trabalho.

Por exemplo, dentro da rede temos um chat de atendimento ao vivo para ouvir as sugestões e as ideias dos participantes. Assim, podemos tornar o serviço cada vez melhor e mais útil para o dentista.

P&P: O apelo de marketing do iDent pode ser sintetizado por “A rede profissional dos dentistas”. Não deixa, contudo, de ser um site de relacionamento entre pessoas, uma rede social. Como o iDent pode melhorar profissionalmente a vida de seus usuários?

FC: Aprimoramento técnico, mais oportunidades profissionais, um sentimento de união e valorização, mais segurança e conhecimento para realizar um bom trabalho no dia-a-dia do consultório. Esses são alguns benefícios que o iDent traz para o profissional.

No sentido da troca de conhecimento, podemos até comparar os benefícios do iDent com os benefícios da telemedicina, a diferença é que no iDent a troca de conhecimento e de aprendizados acontece em grande escala, com profissionais de todo o Brasil participando ao mesmo tempo.

Mas esses são apenas alguns benefícios. Futuramente, nossa ideia é expandir a rede e criar novos serviços gratuitos e outros pagos para atender as outras inúmeras necessidades que os dentistas tem ao longo de sua vida profissional.

P&P: O iDent oferece inúmeras formas de interação entre seus usuários. A disponibilização desses recursos de comunicação compreende, basicamente, a relação entre um profissional e outro. Como essa constante troca de informações entre os usuários pode ser sentida pelos pacientes e de que maneira devem usar o iDent para a escolha de um profissional?

FC: Futuramente, teremos uma integração maior com o lado do paciente. Mas, por enquanto, essa interação já acontece através do site profissional de cada participante. Por exemplo, se um paciente for ao google e pesquisar o nome e o estado do dentista registrado no iDent, muito provavelmente irá aparecer o site do dentista com informações completas sobre o profissional: locais de atendimento, locais onde já trabalhou, seus artigos publicados, etc.